Vidros Blindados Residenciais: Segurança para o seu patrimônio 24hrs por dia

Usado muito para manter a proteção o imóvel, os vidros blindados se tornaram item de segurança maior, e vem evoluindo com o passar do tempo. Nos dias de hoje é mais comum encontrar esse tipo de material em casas comuns, pois as pessoas passaram a se preocupar mais com a segurança.

Com a violência avançando todos os dias até mesmo para as cidades pequenas, a grande preocupação que as pessoas têm é com a segurança da casa. Seja por medo ou por qualquer outro motivo que a exposição das pessoas tem causado, muitas delas já recorrem ao uso de vidros blindados, seja em casa, prédios, ou até mesmo no carro.

Adquiri vidros blindados é hoje uma forma de se proteger contra a violência, assaltos e roubos em que muitas vezes é levado ao óbito no Brasil. Ao falar em blindagem, estamos nos referindo a resistência de certo material, algo que impeça a penetração de outros objetos e principalmente de armas de fogo.

Os vidros blindados conseguem proteger ataques de qualquer espécie. Tanto pelo atrito do material, como pela força usada. Como a pancada de um pedaço de pau, o tiro de uma arma, etc. Os vidros que são à prova de balas, foram criados para impedir os efeitos que esse tipo de arma tem sobre o ser humano.

Em carros ou residência, o vidro blindado tem praticamente a mesma função, proteção. Normalmente o vidro é transparente, como um vidro comum, mas mesmo por ser blindado, infelizmente nas residências ele não é a prova de entradas forçadas.

Composição dos vidros blindados

Os vidros blindados são compostos de 2 tipos de vidro diferente, o vidro duto e o vidro macio. A camada de vidro mais macia se flexiona ao receber uma pancada de qualquer forma, ao invés de se quebrar.

É válido lembrar que a composição desses dois vidros deve ser semelhante e feito com o mesmo material, caso contrário um espaço opaco pode se formar no vidro e o tornar distorcido. A blindagem pode variar de acordo com a função de proteção, e a sua espessura varia.

Uso do policarbonato

Os vidros blindados possuem tal resistência devido a sua formação e o uso de policarbonatos, termoplásticos e lâminas de vidro. Esse tipo de mistura possibilita a criação desses aspectos mais transparente que tem o vidro comum, porém com uma diferença, a capacidade de proteger e inibir ataque de arma de fogo.

Com a camada de policarbonato são dois tipos de revestimento diferente, assim os dois reintegram um ao outro depois de serem riscados. O vidro duto que é mais duro, evita o risco e o dano, enquanto que o macio que fica por dentro amortece a pancada. A realidade é que a têmpera é submetida a processos térmicos que tem a finalidade de dar característica de dureza e resistência para dar ao vidro blindado, é o que agüenta os impactos.

O que dá resistência de impacto aos vidros blindados também, é o plástico. Alguns ataques de força com pau, martelo e machado são neutralizados pelo plástico. Com o impacto ele acaba sendo deformado, e isso evita que qualquer tipo de material penetre no vidro.

A espessura dos vidros também deve ser levada em conta, em se tratando da sua blindagem. A capacidade de bloquear qualquer ataque está completamente ligada a isso. Para vidros blindados a espessura mínima é de 76 mm.

Blindagem militar

Nos veículos de propriedades militares, a blindagem também é feita nos vidros e são mais resistentes ainda, do que em carros de civis. Esse tipo de caso, inclui folhas de vidro que são coladas umas as outras com o polivinilbutiral, o etileno-acetato de vinila e o poliuretano.

Durante a segunda guerra mundial foi quando a blindagem oficial dos carros ficou mais popular e conhecida. Só que naquela época a blindagem era bem mais grossa e pesava muito mais.

vidro tiro

Blindagem popular

Os vidros blindados são muito caros para adquiri nos carros, que dirá nas casas. Blindar vidros de uma casa inteira ou empresa não sairia nada barato, mas muitas firmas e pessoas já buscam por alternativas que sejam mais baratas, mas que também agreguem segurança.

Existe um tipo de blindagem em que são colados laminados de segurança junto ao vidro comum. Essas aplicações são feitas com um adesivo muito resistente, e é assim que a proteção fica parecida com a que é feita nos vidros que são a prova de balas. Porém a resistência não é a mesma.

Essa fórmula além de possuir um preço bem mais acessível, o peso do material também é reduzido em certa de 60%. Portanto para comprar vidros blindados talvez nem seja preciso, basta fazer essas aplicações e reforçar o vidro que você já tem, seja em casa residencial, empresa ou no carro.

Temperatura altera a blindagem

Os vidros blindados são muito resistentes, mas nem sempre suas propriedades agüentam o calor do sol se exposto diretamente, raios ultravioletas, e assim sua estrutura pode ser alterada. Com o tempo e intempéries, a exposição do policarbonato vai se tornando mais frágil, pois ele é um polímero e entra em movimento de acordo com as variações termodinâmicas.

Por exemplo, se um vidro blindado com várias camadas de policarbonato,  é atingido por uma bala, se a temperatura do ambiente estiver a baixo de 7°C o vidro provavelmente se quebrará.

Camadas de vidro

As camadas dos vidros blindados são basicamente 3:

  1. A primeira é a externa, aonde a bala chega à grande velocidade e em rotação. O projétil entra em contato com o vidro blindado e se deforma, já que o material do vidro é abrasivo.
  2. Na segunda camada, está o plástico. A função dele é a de amortecer todo e qualquer impacto, e isso ajuda a diminuir a velocidade do tiro ou da bala até que ela pare completamente.
  3. A última camada também é feita de vidro, e essa nunca será atingida. O máximo que pode acontecer é ela ser quebrada pela energia criada durante a pancada da bala. Por isso é importante que os vidros blindados ainda sejam revestidos no final por uma fina camada de plástico, dessa os estilhaços ficam presos e não há risco de ninguém se ferir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *