Reduz O Stress Com Caminhadas

Reduz O Stress Com Caminhadas

Caminhar ao ar livre pode ser o complemento ideal para melhorar o humor e sentir-se saudável e feliz. Se afastar um pouco das pessoas e o ruído da cidade e se conectar com a natureza, é, exatamente, o que você precisa para combater o stress e a depressão. É importante ter em conta que a caminhada pode ser muito mais do que uma simples atividade física.
A urbanização e a qualidade de vida
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% da população mundial vive em espaços urbanizados. Por tudo o que está modificando os estilos e qualidade de vida, os hábitos e a saúde das sociedades.
Os efeitos nocivos das zonas urbanas sobre as nossas emoções e o nosso organismo já não são uma novidade. Em comparação com as pessoas que vivem em zonas rurais, os habitantes da cidade têm 20% a mais de risco de desenvolver transtornos de ansiedade e 40% a mais de risco de desenvolver transtornos de humor. Além disso, os cidadãos que nascem e vivem em grandes cidades, tem o dobro de chances de desenvolver esquizofrenia.
Como nos afeta a vida urbana?

Isolamento emocional.
Como melhorar nosso estilo de vida com o trekking?
Uma das principais maneiras de reverter os danos da sociedade moderna, é aproveitar as áreas naturais acessíveis. Agora, estes espaços são concebidos como lugares vitais para a saúde mental, em um mundo que está se urbanizando tão depressa.
Foi demonstrado que andar serve para aumentar a esperança de vida e melhorar a saúde. Além de seus conhecidos benefícios para o organismo, fazer caminhadas pela natureza em espaços verdes e isolados, ajuda, em grande medida, ativar diferentes partes do cérebro e diminuir as emoções negativas.
A natureza afeta nossas emoções, por isso os passeios por trilhas verdes e naturais são fundamentais, já que ajudam a combater a depressão e a ansiedade. Caminhar em 60 minutos em espaços com vegetação e isolados do trânsito e o ruído, permite diminuir a atividade de uma região do cérebro associada com um fator-chave da depressão.
Outros benefícios
Aumenta a energia.
Ajuda a socializar-se e a se conectar com outras pessoas e com a natureza.
Melhora o estado de ânimo.
Desenvolve-se emoções positivas.
Controla o estresse.
Relaxa e rejuvenesce.
As mudanças e remodelações das cidades buscam cada vez mais fins naturais e acessíveis, para que todos os habitantes possam contar com espaços onde possam melhorar o seu estado de saúde. O planejamento urbano tem como objetivo principal, oferecer as condições necessárias para que os efeitos positivos da natureza alcançam todo o mundo.
No entanto, também é possível começar com pequenas mudanças individuais e não apenas esperar grandes transformações a nível estrutural e planejamento urbano. Por exemplo, plantar pequenos jardins próprios, fazer excursões nos fins de semana, a parques nacionais, reservas ecológicas, andar descalço e aproveitar os bairros com maior vegetação, evitando os mais agitados e barulhentos.
Já não há desculpas para tomar o tempo necessário e desfrutar da natureza e o bem-estar. O nosso organismo e a nossa saúde emocional, eles vão agradecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *