Garcinia Cambogia – O Novo Emagrecdor das Estrelas

O novo “milagre” para emagrecer

garcinia cambogiaCerteza que você já ouviu falar neste novo “milagre” para a perda de peso chamado garcinia cambogia que nós estamos encontrando ultimamente na quantidade de fóruns, blogs, sites, etc., A garcinia cambogia.

Quer saber a verdade? Gostaria de saber se realmente é uma ajuda eficaz para o emagrecimento?

No princípio, Deus criou os céus e a terra (…) e disse Deus: façamos o homem (…) e Deus fez o homem, e este os hambúrgueres, os açúcares simples, etc. e com isso veio o excesso de peso e a obesidade. Vieram as doenças metabólicas decorrentes do excesso de gordura corporal, do estado inflamado de nossos tecidos. Mas Deus continua lá, e a cada cinco ou seis meses, nos manda um “milagre” para nos salvar, ou pelo menos isso é o que querem nos fazer crer os departamentos de marketing da indústria de suplementos dietéticos.

Estamos em tempos de Garcinia cambogia. Louvado seja. Foi feito totalmente onipresente na vida do nutricionista, de todo aquele que trabalha com pessoas preocupadas com o seu peso e estado de saúde, uma vez que muitos pacientes chegam à consulta perguntando sobre o assunto. Chegou um novo “milagre”, que, como tantos outros, prometem ser a solução definitiva para esses quilos a mais?

Quais os benefícios da garcinia cambogia?

A Garcinia cambogia contém um ingrediente ativo chamado Ácido Hidroxicítrico, do qual derivam suas supostas propriedades. Cabe destacar duas delas para as que se lhe atribui a este custo adicional, a propriedade de ser um dos melhores coadjuvantes nos processos de perda de peso.

1.- Diminui a formação de gordura de novo. O que é que a gordura de novo? É a síntese de gordura que utiliza como matéria-prima da glicose. O consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono costuma ser a causa do aumento de gordura do organismo (não atribuíveis ao excesso de gordura como se costuma pensar.

2.- Aumenta a sensação de saciedade. Isto é devido a que a Garcinia cambogia parece estimular as hormonas responsáveis por isso, como é a serotonina.

Emagrece MESMO?

Desmontando o “milagre”

Há uma grande quantidade de estudos científicos sobre a Garcinia cambogia, mas são pouco conclusivos quanto à eficácia e, além disso, contraditórios no que diz respeito à segurança em humanos. É dizer, nós nem sabemos ao certo que o seu consumo não implica riscos. Enquanto alguns estudos defendem a segurança e a ausência de efeitos colaterais, outros falam de sua toxicidade hepática. Sobre as propriedades que a tornaram famosa, não há publicações que comprovem a sua eficácia a longo prazo, sim, há resenhas de muitas publicações e estudos (o que os cientistas chamamos de revisões sistemáticas) sobre suplementos normalmente utilizados para a perda de peso que concluem que apenas uma planta chamada Ephedra sinica é eficaz na perda de peso, mas adverte seus importantes efeitos colaterais

Além disso:

1.- Nenhuma das propriedades mencionadas tiveram resultados significativos em humanos para além de 12 semanas. Sim em animais.

2.- Os estudos que foram realizados em humanos não têm dado resultados significativos na mudança do peso das pessoas objeto do estudo.

Funciona?

Bom, se pensarmos que o efeito de interromper a síntese de gordura fosse realmente significativo teríamos uma arma eficaz para combater a obesidade e excesso de peso, mas só teria sentido no caso de ter uma dieta muito alta em açúcares. Ou seja, frenaríamos a produção de gordura e, quando esta estiver completamente marcada por uma ingestão excessiva de açúcares. Se você está tentando perder peso não deve ser o seu caso. Uma pessoa que se coloca perder peso não deve comer doces a toda hora.

É verdade que na hora de estudar produtos compostos por combinações de plantas com semelhante efeito como a Amorphophallus konjac e outras misturas em que participa a Garcinia cambogia sim, se tem podido verificar efeitos muito interessantes na redução do colesterol LDL, o que chamamos de “mau” e o colesterol total, o que sempre ajuda a diminuir o risco cardiovascular. Ainda que não se demonstrou variação nas medidas de peso e circunferência da cintura dos sujeitos do estudo.

Então, eu tomo ou não tomo? A resposta da nutricionista deve ser a de educar em hábitos nas primeiras fases do processo de perda de peso. Posteriormente envolvem a nutrição do paciente usando a fórmula dietética (energia da dieta, a origem da mesma e da sua distribuição) adequada em cada caso. A recomendação de suplementos deve ser considerada como uma última opção. A melhor prescrição que seu nutricionista pode te propor é aprender a comer e seguir uma boa dieta. E se nunca uma dieta te ajudou a conseguir os seus objetivos terá que encontrar a causa, mas nunca abusar de produtos “milagre”.

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