Exame Certificador do Ensino Médio e Fundamental

Exame Certificador do Ensino Médio e Fundamental – Conheça o Encceja!

Você já ouviu falar no Exame Certificador do Ensino Médio e Fundamental? Popularmente conhecido como Encceja, este exame trata-se de uma certificação voltada ao público que não conseguiu realizar a conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio na idade certa.

O Encceja existe desde o ano de 2001, porém o programa foi interrompido no ano de 2009 pelo Exame do Ensino Médio (o ENEM), que passou a realizar a sua função. No entanto, com as mudanças que ocorreram na edição deste ano do Enem, o Encceja retomou as suas atividades.

O que é o Encceja?

A prova que é aplicada em todo o território nacional, o Encceja também é realizado em outros países. O objetivo é o mesmo: Garantir a estes brasileiros emigrantes a oportunidade de conseguir o seu diploma do Ensino Fundamental ou Médio.  

Assim como o Enem e outros exames nacionais, o Exame Certificador do Ensino Médio e Fundamental é uma responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

Após as mudanças do Enem 2017, o Encceja se tornou a única prova para a obtenção do diploma do Ensino Médio. Vale ressaltar que o programa compreende duas modalidades de documentações. São elas:

  1. Certificação: Documento que reconhece oficialmente o cumprimento do estudante de todos os requisitos curriculares do Ensino Básico. Isso significa que trata-se do certificado de conclusão tanto do ensino fundamental quanto do ensino Médio.
  2. Declaração de Proficiência: Declaração oficial sobre o cumprimento do estudante de uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pela prova. Ou seja, se o aluno obtiver a aprovação em apenas parte das disciplinas abordadas, ele pode fazer a solicitação da declaração de Proficiência e repetir o exame somente para as matérias na qual ele não foi aprovado.

Quem pode fazer o Exame Certificador do Ensino Médio e Fundamental?

O Ecceja é destinado somente a adolescentes, jovens e adultos que estão em busca de obter a certificação do Ensino Básico.

Para a obtenção do diploma do ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 anos, até o dia do exame. Já para aqueles que estão em busca do diploma do Ensino Médio Inep Encceja, a idade mínima é de 18 anos completos no dia do Encceja.

A prova não possui nenhum custo de inscrição, ou seja, ela é inteiramente gratuita. Além do mais, ela não é de cunho obrigatório, o que significa que só faz o exame quem deseja obter a sua certificação e dar continuidade aos seus estudos.

Como é o formato do exame do Encceja?

Assim como as demais provas aplicadas pelo Inep, o Encceja tem como base o conceito de Matrizes de Referência, ou seja, são as competências e habilidades agrupadas por conteúdos.  

A prova conta com quatro exames objetivos, na qual cada uma contém 30 questões de múltipla escolha, além da proposta de redação.

A edição do Encceja 2017 aconteceu no fim de outubro, e ainda não há nenhuma previsão de quando será a edição do exame em 2018. Por isso, é interessante estar sempre atentou no site oficial do Inep. Aqui, nós também manteremos os leitores atualizados, na medida em que novas atualizações surgirem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *