Dicas importantes para ter unhas fortes e saudáveis

Você sabe quais são as dicas importantes para ter unhas fortes e saudáveis? Aqui neste artigo pode encontrar tudo o que preciso saber sobre a saúde das unhas, quais as causas para unhas fracas e como melhorar a saúde das mesmas.

Toda mulher sonha em ter unhas grandes e fortes naturalmente, no entanto, para isso, é preciso adotar algumas práticas no dia a dia, desde a alimentação que é fator chave, até os cuidados externos como lavar louças com luvas.

Confira a seguir os sinais das unhas fracas e quebradiças e como ter unhas bonitas de dar inveja:

Diferenças das unhas saudáveis para unhas fracas

Sinais de unhas saudáveis

  • As unhas são de cor branco-rosado
  • As cutículas estão presentes
  • Unhas e pontas brancas são comprimentos uniformes
  • Seção branca em forma de meia-lua proeminente (chamada lunula) na base da unha

Sinais de unhas não saudáveis:

  • Descascar ou rachar unhas pode ser secura ou o resultado de deficiência de vitamina
  • Pequenas manchas brancas geralmente significam que você está roendo as unhas ou as pintando com muita frequência
  • As linhas horizontais podem ser causadas ​​por estresse
  • A pele vermelha e inchada ao redor das unhas pode ser causada pela remoção das cutículas ou inflamação nas unhas
  • Unhas em forma de colher podem ser um sinal de deficiência de ferro ou anemia.

O que causa unhas fracas

As causas das unhas fracas podem ser externas (produtos químicos, excesso no uso de esmalte e acetona, usar a unha para abrir objetos, deixa-las muito tempo submersas em água, entre outros) e fatores internos (deficiência de nutrientes, doenças, falta de líquido, entre outros).

Como ter unhas longas e fortes naturalmente

Se você deseja fazer unhas decoradas lindas nas unhas naturais é preciso ter cuidado com elas para que cresçam fortes e saudáveis, e proporcione o resultado esperado. Confira a seguir alguns cuidados para deixar suas unhas lindas:

  1. Seja gentil com as unhas.

Suas unhas são delicadas e esfregá-las com muita força ao lixar e polir pode realmente expô-lo à infecção, além de deixa-las quebradiças.

  1. Corte as unhas regularmente.

Os cortes regulares são tão importantes para as unhas quanto para os cabelos, pois auxilia na renovação e crescimento saudável. Portanto, reserve um tempo para cortá-las a cada duas semanas, ajustando-as com mais ou menos frequência depois de ver como as unhas respondem.

  1. Mantenha sempre uma lixa de unhas à mão.

Para quem tem unhas longas ou que se quebram com facilidade é importante carregar uma lixa de unhas na bolsa, a fim de corrigir qualquer imperfeição causada pela quebra, pois pode acontecer de você se machucar e ainda causar um estrago ainda maior na matriz das unhas.

  1. Não se esqueça de cuidar de suas ferramentas de unhas também.

Desinfetar suas ferramentas de unha entre os usos é tão importante quanto limpar regularmente seus pincéis de maquiagem e pelo mesmo motivo – bactérias.

Para manter as unhas felizes e livres de infecção, lave as ferramentas de metal com água e sabão e, em seguida, limpe com álcool. E não se esqueça de substituir regularmente ferramentas descartáveis ​​como lixas.

  1. Deixe suas cutículas em paz.

A cutícula tem um propósito muito importante a ser servido: sela a área na base da unha. Então, quando você corta ou remove a cutícula , ela quebra esse selo de proteção, deixando-o vulnerável a bactérias e à possibilidade de infecção. Quanto melhor você deixar as cutículas em paz, mais as unhas agradecerão. Cuidar de suas cutículas também ajuda a minimizar as temidas unhas fracas.

Se você não consegue ficar sem fazer as cutículas ao pintar as unhas, você pode empurrar suavemente a cutícula uma vez por semana com um palito de madeira, depois de sair do chuveiro e massageando-as com uma escova própria. óleo de cutícula ou loção espessa e cremosa ajudam a amolecer as mesmas, além de hidratar e proporcionar um melhor acabamento.

  1. Proteja suas unhas com uma camada de base.

É importante passar uma camada de base nas unhas antes de aplicar o esmalte diretamente, isso ajuda a protegê-las da pigmentação, a qual pode deixa-las fracas e quebradiças.

Você pode optar por usar uma base fortalecedora e rica em vitaminas, a qual auxilia no crescimento e fortalecimento das mesmas.

  1. Leia os rótulos do seu esmalte.

Assim como na maquiagem e no cuidado da pele, nem todas as marcas de esmaltes são iguais, portanto, certifique-se de comprar ou usar um bom produto.

Evite esmaltes que contenham produtos químicos tóxicos como ftalato de dibutil, formaldeído e tolueno, pois essas toxinas podem contribuir para fragilidade, divisão e rachaduras.

  1. Unhas em gel e acrílico devem ser usadas com moderação.

Qualquer profissional que tenha feito um curso de manicure profissional com quem você converse falará sobre os cuidados com as unhas naturais, ao optar pelo uso de unhas em gel e acrílico.

O principal problema da manicure em gel é a exposição à luz UV no dispositivo de secagem, que pode danificar a pele abaixo e ao redor da unha, levando a um aumento do risco de câncer de pele.

Além disso, as unhas naturais precisam respirar, portanto, é aconselhável que não faça uma aplicação atrás da outra, de ao menos uma semana de pausa para que sua unha natural respire.

  1. Dê uma pausa para suas unhas.

Deixa as decorações elaboradas e as cores ousadas com muito pigmento para o fim de semana e, durante o resto da semana, dê tempo para as unhas descansarem e repararem seus tecidos, pois aplicar uma cor forte de esmalte sem dar pausas, pode contribuir para quebra das unhas e torná-las amarelas.

Os removedores de esmalte também podem ser a razão de suas unhas serem fracas. Às vezes, tornar-se natural “pode ​​ser exatamente o que suas unhas precisam para rejuvenescer e crescer saudável”.

  1. Hidrate suas mãos e unhas regularmente.

Usar uma mistura de óleos de amêndoa e abacate para manter as cutículas e unhas hidratadas é uma ótima opção, mas qualquer óleo ou hidratante rico em nutrientes serve.

Antes de dormir, aplique o produto sobre as unhas e cutículas e massageie suavemente, o mesmo serve para as mãos.

  1. Use luvas ao lavar a louça.

Sempre que você estiver limpando qualquer objeto com produtos químicos, jardinagem ou fazendo qualquer coisa que envolva molhar ou sujar as mãos, deve usar luvas de borracha, vinil, nitrila ou plástico.

Limpar a louça com água quente e sabão sem luvas pode enfraquecer as unhas.

  1. Consuma alimentos ricos em proteínas.

Suas unhas são feitas de uma proteína chamada queratina, assim como com a claridade da pele ou o brilho do cabelo, você pode melhorar as unhas ajustando sua dieta.

Adicione vitaminas e suplementos como biotina, vitamina E e óleo de peixe ao seu regime diário, além de alimentos ricos em proteínas, como feijão, peixe e nozes.

Depois de acertar a combinação de cuidados que funciona para você, você será recompensado com unhas mais fortes e bonitas.

Dicas de beleza – Esmaltecos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *