11 Benefícios do Ginseng para Saúde, de acordo com os Pesquisadores Americanos

O ginseng é uma raiz da planta Panax ginseng é usado como remédio natural na medicina tradicional de países asiáticos como Coréia e China e que se estendeu a todo o mundo. De fato, diz-se que o ginseng é o remédio herbal mais utilizado em todo o mundo.

benefícios do ginseng

E é que esta raiz tem sido a solução natural, que tem sido usado para remediar infinidade de problemas de saúde durante milhares de anos, não em vão se lhe chamava o “cura tudo”. Você tem motivos de sobra para cultivar ginseng em casa. Os principais responsáveis pelas propriedades e benefícios do ginseng são os ginsenósidos, substâncias ativas, esta raiz.

Quais são os benefícios do ginseng? Neste artigo, vamos ver para que é bom o ginseng, mas, além disso, eu recomendo que você leia outros artigos sobre o testomaster e outros remédios caseiros que você pode preparar com plantas medicinais.

Quais os benefícios que o consumo de Ginseng?

  1. Aumenta a concentração e o aprendizado. O ginseng, juntamente com o ginkgo biloba melhora a concentração e a aprendizagem, sendo um remédio natural para estimular as funções cognitivas e, em geral, a atividade do sistema nervoso central.
  2. Estimula o funcionamento do sistema imunitário. Ajuda-nos a evitar ficar doente, como no caso de gripes, resfriados, etc., e no caso de cair doentes nos ajuda a recuperar o equilíbrio antes. Além disso, tem um efeito anti-tumoral, devido a que alguns polissacarídeos do ginseng aumenta a atividade das células natural killer (NK), que nos defendem contra o câncer. Por outro lado, os ginsenósidos demonstraram ter ação antimetastásica.
  3. O ginseng melhora o estado de ânimo. Devido ao seu efeito tônico e restaurador, tem sido usado tradicionalmente para melhorar o estado de ânimo, é por isso que é utilizado também em casos de depressão leve.
  4. Tem ação anti-inflamatória e analgésica. O ginseng tem efeito anti-inflamatório e analgésico devido ao efeito que causa sobre o sistema nervoso central, o qual seria semelhante à dos opiáceos. Por outro lado, alguns dos ginsenósidos do ginseng tem um efeito inibidor do processo inflamatório.
  5. Melhora a resistência do organismo. O ginseng é uma raiz com ação adaptógena, ou seja, que melhora a resposta do nosso corpo diante de situações de esforço.
  6. Aumenta os níveis de energia. O ginseng combate o stress e o cansaço, resultando em um excelente complemento natural durante épocas de astenia produzidas por um alto gasto físico e mental, dando um efeito revigorante.
  7. É utilizado para tratar disfunção erétil. Antigamente era usado como tônico e reconstituinte pela capacidade que tem o ginseng para dar energia, sendo comum o seu consumo em idosos como um tipo de remédio para disfunção erétil, convalescentes, que estão passando por períodos de impotência sexual ou disfunção erétil, etc.
  8. Reduz os sintomas da menopausa e da tpm. Devido à ação analgésica de que falávamos antes, o ginseng é um excelente remédio natural para reduzir ou eliminar os sintomas decorrentes da menopausa, bem como de dores e inchaço causados pela síndrome pré-menstrual.
  9. Tem efeitos muito positivos sobre o sistema cardiovascular. Tradicionalmente, é utilizado o ginseng para evitar e combater distúrbios circulatórios, para reduzir a tensão arterial, regular as arritmias, melhorar a função do coração e proteger o miocárdio.
  10. O ginseng pode reduzir os níveis de glicose no sangue. Esta ação hipoglucemiante poderia ser devida aos panaxanos com os que conta em sua composição o ginseng. O ginseng é um bom remédio antidiabético.
  11. Tem efeitos positivos sobre a úlcera gastroduodenal. Se pude verificar que o ginseng tem ação demulgente, ou seja, que melhora a úlcera gástrica e favorece a sua cura, já que reduz a adesão da bactéria Helicobacter Pylori principal causador de úlceras deste tipo.

Contra-indicações

  • Tomar medicação para a depressão, pois pode interferir com este.
  • Está grávida ou a amamentar.
  • Se você tem insônia. Como o ginseng pode agir como um estimulante, toma só pelas manhãs. Além disso, a cafeína de algumas bebidas podem atuar em sinergia com o ginseng e ser mais estimulantes.
  • Pode interagir com a medicação para os diabéticos, se for seu caso, consulte o seu médico antes de tomá-lo.

Quando devo tomar ginseng?

Vai depender de cada indivíduo, de sua situação particular e do objetivo com que se tome. O melhor é que consulte um profissional de saúde que possa dizer que quantidade é a ideal, no seu caso, por quanto tempo e como hás de tirar o ginseng.

O ginseng pode tomar diferentes formas, como, por exemplo, em tintura, a preparar uma infusão com um pouco da raiz ralada, em ampolas, etc.

Referência:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3659612/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *